A "Operação: Quinto Império" está materializada no nosso romance iniciático com o mesmo nome no qual procurámos desenvolver um dado projeto maçónico, mas com base científica e a esse mesmo projeto chamámos de PROJETO UNIVERSALIS.
Ao longo destes três últimos anos temos vindo a passar por diferentes situações e experiências, tendo, inclusivamente feito parte de uma respeitável instituição maçónica e nela tentámos que esse mesmo projeto científico viesse a conhecer a "luz do dia". Infelizmente, não resultou! O povo costuma dizer de que Deus escreve "direito por linhas tortas" , o que vem a confirmar de que por vezes aparentes "males" resultam em resultados excelentes! Foi o que sucedeu connosco ao voltarmos às nossas "origens maçónicas!"
Naturalmente que a "OPERAÇÃO: QUINTO IMPÉRIO" é um trabalho ficcional, mas que na vida real está visando um objetivo importante e absolutamente inédito, esse mesmo objetivo está presente em dois livros publicados por nós e que são: "ENSAIO SOBRE A DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO e "A NOVA ESCOLA DA MAÇONARIA OPERATIVA - PRINCÍPIOS BÁSICOS".
Estas duas obras literárias representam na verdade e simbolicamente as duas "Colunas do Templo de Salomão" - BOAZ E JACKIM . e que no REAA vão estar intimamente ligadas à nossa futura ação e que simbolicamente como Cavaleiro Kadosch - Alto Grau 30º do REAA, nós, iremos pretender implementar o PROJETO UNIVERSALIS e no nosso grau de Cavaleiro Kadosch, podemos e devemos destruir aquelas duas Colunas e proceder à "REEDIFICAÇÃO DO TEMPO", reconstruindo e melhorando todo o seu espaço físico, melhorando-o; arejando-o e alargando-o, retirando todos os objetos inúteis acumulados com o passar do tempo!
Como Cavaleiro Kadosch - pretendemos fazer o "Renascimento da Maçonaria Operativa" agora sob a orientação de uma Nova Escola Iniciática, a que viemos a chamar de - A NOVA ESCOLA DA MAÇONARIA OPERATIVA, criando o primeiro RITO UNIVERSAL em Portugal e a esse mesmo rito maçónico convencionámos chamá-lo - RITO UNIVERSAL - RNP - RITO NACIONAL DE PORTUGAL.
O "RNP" É UM RITO COM SETE GRAUS - OS TRÊS PRIMEIROS GRAUS - APRENDIZ; COMPANHEIRO E MESTRE são simbólicos e especulativos e os quatro restantes agora altos graus - passam a denominar-se GRAUS OPERATIVOS ou CIENTÍFICOS curiosamente poderão igualmente designar-se por ALTOS GRAUS EGIPCIANOS!
Trata-se efetivamente de um RITO MAÇÓNICO DE TRANSIÇÃO em que a Maçonaria Simbólica e Especulativa está presente conjuntamente com a Nova Maçonaria Operativa e daí podermos vir a admitir ser possível realiza um notável reforço traduzido numa importante dinâmica que irá tornar a ARTE REAL num Agente notável e decisivo para a evolução material espiritual da Humanidade!
Nesta fase do PROJETO UNIVERSAL temos pela primeira vez em Portugal a criação do PRIMEIRO RITO UNIVERSAL. Na verdade, pessoalmente, consideramos este novo Rito - o "RITO DE TODOS OS RITOS" e ele vai ocupar no universo maçónico uma posição nuclear! E por ser verdadeiramente UNIVERSAL ele vai reunir as condições ideais para que todos os Povos da Terra independentemente de qualquer condição - raça, cor ou crença religiosa virão a estar naturalmente UNIDOS numa NOVA ORDEM MAÇÓNICA que terá como PRINCÍPIOS: A ESPIRITUALIDADE; a CIDADANIA E A CIÊNCIA!
Jacinto Alves, escritor e ensaísta
A "Operação: Quinto Império" | Livro publicado pelo escritor e ensaísta Jacinto Alves
| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY |
|| www.myfraternity.org ||
Comentários