O que é feito com o Lulav e o Etrog depois de Sucot?
por Joel Padowitz
Tradução Átila Drelich
Reciclagem de uma mitzvá! Um objeto usado para uma Mitzvah pode ser usado para outra.
Depois que a festa de Sucot termina, somos deixados com uma variedade de objetos que usamos para cumprir as mitzvot, mas que parecem não servir mais a nenhuma função. Por exemplo, as quatro espécies (Lulav, Etrog, etc.), os ramos de salgueiro de Hoshaná Rabá e o schach que formavam o teto da nossa Sucá.
Mas não devemos simplesmente eliminar os objetos que usamos para o cumprimento das mitzvot. Porque não? A Torá diz que depois que Abraão comprou terras para o enterro de Sara, "o campo foi levantado" (Gênesis 23:17).
De que maneira um campo pode ascender?
Rashi explica que, quando um objeto material é usado para uma mitzvá, esse objeto se eleva espiritualmente. O mesmo se aplica aos objetos que usamos para mitzvot, que serviram para nos elevar durante o feriado.
Objetos como um Lulav usado, um Tzitzit rasgado ou um Shofar quebrado - embora não mais mantenham a santidade intrínseca - não devem ser tratados com desrespeito, descartando-os em locais sujos, como um depósito de lixo (Mishná Brurá 21: 6).
No entanto, é permitido, de acordo com a lei, deixar o objeto em um local limpo e com pleno conhecimento de que outra pessoa o virá e o descartará (Mishná Brurá 21: 7). As pessoas mais cuidadosas enterram esses itens ou os colocam em uma genizá (Filial OC 21: 1).
Mitzvah Recycling
Há uma bela idéia cabalística de "reciclagem de Mitzvot" - que sugere que qualquer elemento usado para uma mitzvá deve ser usado para outro (Shulchan Aruch Harav 12). Por exemplo, muitos mantêm seus conjuntos de Lulav e salgueiros até a véspera de Pessach, para usá-los na iluminação do fogo da mitzvá de chametz em chamas (Maharshal responde 77).
Da mesma forma, o antigo Tzitzit, uma vez separado do Talit, pode ser usado como marcador eficaz (Maharil).
Outra bela prática é cobrir a superfície do Etrog com cravos aromáticos e usá-lo durante todo o ano como um recipiente de especiarias aromáticas para o serviço Havdalá. Outros têm o hábito de reunir dezenas de Etrog e adoçar suas tortas de frutas. Eles podem ser servidos mais tarde em Tu Bishvat - o novo ano dos frutos das árvores.
Tudo o que você decidir fazer com seus objetos usados para as mitzvot, lembre-se do princípio subjacente: as mitzvot são para os homens expressarem seu relacionamento pessoal com D'us e serem criativos dentro dos limites da Halacha (lei judaica).
Fonte: Aish Latino
O que é feito com o Lulav e o Etrog depois de Sucot? |
| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY |
|| www.myfraternity.org ||
Comentários