Avançar para o conteúdo principal

Instrução Maçónica | Artigo

INSTRUÇÃO PARA TODOS OS MEMBROS DE UMA AUGUSTA ORDEM, por Armando Silva


Embora  seja  distribuído  um  Catecismo  aos Aprendizes, o qual contempla todas as instruções que serão dadas de seguida, é útil abordar alguns aspectos com particular atenção.

Conta a lenda maçónica que Salomão, querendo erguer um Templo ao Deus Uno e Eterno, pediu ajuda a Hiram, Rei de Tiro, que, juntamente com os mais preciosos materiais de construção e decoração, lhe terá enviado um dos mais sábios Arquitectos do seu tempo, Hiram Abbif.
Grande Loja Nacional Portuguesa
Instrução Maçónica | Artigo

Os trabalhos foram efectuados sob a sua direcção e Hiram Abbif teria dividido os seus obreiros em três classes distintas, segundo o seu mérito e saber, de acordo com o seu domínio da Arte. Cada classe trabalhava em locais diferentes e tinha tarefas diferentes a desempenhar, recebendo o seu salário de acordo com a classe em que se encontrava. Como os obreiros eram muitos e Hiram não os conhecia de cor, deu a cada classe toques, marchas e palavras diferentes para que, quando fossem receber o seu salário no final do dia, pudessem provar a que classe pertenciam. Desta forma, os Aprendizes receberam, também eles, esses segredos, que não podiam transmitir a ninguém que não fosse obreiro naquele Templo.

Embora a lenda maçónica não tenha origem numa Tradição escrita, mas sim numa milenar Tradição Oral (perpetuada pelos próprios pedreiros de ofício), podemos encontrar no Antigo Testamento referências à construção do Templo, ao Rei Hiram de Tyr, a Salomão, bem como a razão que levou à própria construção. Devem ser consultados os livros 1Reis, 2Reis e 2Crónicas.

Pois bem, os Aprendizes têm, então, um toque, uma palavra, uma marcha e um sinal próprios, para se reconhecerem nessa qualidade. Mas como é sabido, está vedada a publicação tanto da palavra como do toque e do sinal. Por esse motivo, para não profanar aquilo que é Sagrado, recordamos apenas que a palavra se inicia pela letra B que não pode ser dita (deve ser soletrada em alternância por quem a pede e quem a dá), que o nome sagrado do Aprendiz começa por Ph, que o toque se faz no mesmo ritmo da bateria em L\. de Aprendiz (00-0) e que o significado mais profundo do sinal nos recorda a separação entre os instintos inferiores e a razão, que deve presidir aos trabalhos, ao nível do Chakra (isto para aqueles que estudam a filosofia do Oriente) da garganta.

     Quanto à marcha, embora esta não deva ser transmitida a profanos, podemos publicar um esquema que a identifique, aproveitando para explicar como deve um Aprendiz entrar na L\ de forma ritual (o que se costuma verificar quando se dá entrada no Templo depois de começados os trabalhos). Deve ser tomada particular atenção a esta instrução, pois a maneira de entrar em L.'. aberta no grau de Aprendiz é a mesma, tanto para Aprendizes, como para os Companheiros, como para os Mestres. Ou seja, a entrada ritual (com o grande significado esotérico) irá acompanhar o Maçon durante toda a sua vida na Ordem. O Maçon coloca-se entre as duas colunas no Templo e, pondo os pés em esquadria (tendo o pé esquerdo para a frente), coloca-se na posição de “estar à ordem” (ou seja, fazendo o sinal do grau de Aprendiz). De seguida executa os passos tal como lhe foram indicados.

Feito isto, desfaz o sinal, sendo esta a forma de saudar o V\ M\ que se encontra sentado no Oriente.

Certas Lojas têm o costume de saudar da mesma forma os dois Vig. , mas a maneira de o fazer deverá ser ensinada, caso venha a haver necessidade disso, pelo 2º Vig.\ da L\ de origem do Aprendiz, pois a posição dos dois Vigg\ varia de Rito para Rito e, como já vimos, praticam-se diversos Ritos nas Lojas e Obediências regulares e para as lojas regulares e tradicionais.

Outro  aspecto  que  deve  ser  tomado  em consideração pelo Maçon, seja ou não Aprendiz, é o vestuário com que se deve apresentar aos trabalhos.

Assim como a L\ deverá estar coberta da indiscrição dos profanos, também o Corpo (como um Templo vivo do Espírito) deverá ser coberto de maneira especial (e particularmente simbólica), cobertura essa que é feita pelo vestuário, fora da L.'., e pelo avental próprio de cada grau, no seu interior.

O vestuário mais comum nas LL\ regulares e para as lojas regulares e tradicionais é o fato escuro e camisa branca, o qual tem um simbolismo próprio. A camisa, coberta pelo fato, representa o Corpo Glorioso, o Corpo de Luz que o Maçon procura alcançar, preso, ou melhor, encerrado sob uma pesada capa de matéria escura, que representa o mundo da matéria física.

Estamos perante o símbolo do Homem Caído, do Adão expulso do Paraíso. Mas quando esse Homem Caído e envolvido em trevas se reveste com um avental (cobrindo as partes do corpo correspondentes aos instintos e às paixões mais baixas), está, através desse gesto simbólico, a reconhecer a sua condição de “nudez” e de queda, dando o primeiro passo seguro em direcção à reintegração na Fonte Primeira de onde proveio.

Apenas a título de referência, recordemos e meditemos acerca da seguinte passagem bíblica, que nos fala de Adão e Eva: "Abriram-se então os olhos de ambos e perceberam que estavam nus. Por isso coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais (Gén. 3:7).

_______________________________________________

Os artigos de opinião publicados representam a opinião dos seus autores e estudiosos da Arte Real, a quem agradecemos a confiança e a partilha da informação.


| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY |


|| www.myfraternity.org ||

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JUSTICIA MASÓNICA… | @ Amando Hurtado

JUSTICIA MASÓNICA… Nuestro ascenso iniciático hacia lo desconocido se realiza dentro de y a través de la Naturaleza de nuestro universo, cuyas leyes y fenómenos nos van revelando el camino hacia el deseado descubrimiento y comprensión de un superior Trazado o Ley universal, que contiene la esencia del Principio creador. Los símbolos que nos ha legado la Masonería tradicional, tomados prioritariamente del oficio de unos constructores ennoblecidos por su trabajo, conjugan la capacidad de reflexión y meditación con la capacidad de iniciativa y de acción humanas, proporcionando a los masones un medio ideal para ir más allá de lo evidente, en su camino hacia una frontera que llamamos "perfección", conscientes de la limitación que corresponde a nuestra naturaleza. Hoy nos encontramos frente al imperativo moral de preparar al hombre del siglo XXI para ayudarle a sortear los riesgos que representan tanto la indiferencia social como los fundamentalismos. Pero para prosegu

«UM MAÇON NO INFERNO», por José Carlos Albuquerque

UM MAÇOM NO INFERNO Certa vez, numa Sessão Maçônica, um Aprendiz perguntou a um dos decanos da Loja: ___ "Mestre, porque existem Irmãos que saem facilmente dos problemas mais complicados. enquanto outros sofrem por problemas muito pequenos e morrem afogados num copo d'água ?" O sábio Mestre, que recebeu a pergunta, sorriu, coçou o queixo e contou uma estória: ___ "Um Maçom, que viveu toda sua vida fiel aos preceitos da Maçonaria e aos ditames do Grande Arquiteto do Universo, passou para o Oriente Eterno. Todos os Irmãos da sua Loja disseram que ele iria para o Céu. Tinha sido um Irmão exemplar, bondoso, caridoso, solícito, estudioso, cumpridor dos seus deveres, certamente só poderia ir para o Céu e ficar ao lado do Grande Arquiteto do Universo. Entretanto, quando da sua chegada ao Céu, houve um erro..... O Anjo Irmão, da secretaria que o recebeu, examinou as pranchas de registro Maçônico e não encontrou o nome dele na lista de Obreiros. Orientou, ent

Pragas Maçônicas: - Falta de coragem moral e egoísmo, assim são as pragas maçónicas

A última das pragas desta primeira parte é certamente a mais daninha, mais decepcionante. A priori pode parecer que não. Mas por sua indiferença, falta de coragem moral e egoísmo são tão culpados quanto as outras pragas pelo que de ruim acontece. "Eu não vim para a Maçonaria para me aborrecer", dizem eles. Olham para o outro lado, fingindo não ver injustiças e ingratidões. Botam a culpa nas sindicâncias, nos padrinhos ou nos outros, nunca neles mesmos... Só têm uma única virtude: servem para contrastar com aqueles que encarnam os verdadeiros princípios de nossa Ordem: Irmandade, Amparo e Verdade. Pragas Maçônicas: - Falta de coragem moral e egoísmo, assim são as pragas maçónicas | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... | Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam?

Bem, antes de descansar, vou apresentar a vocês uma nova série. Como Maçonaria para mim é alegria, em nome da tal Tolerância tão afamada, muita vezes a gente convive com Irmãos que não são tão Irmãos assim, sabem como é. Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam? Bem, aqui vai a primeira, Ratazana de Malhete. Tenho mais duas prontas, o Avestruz de Avental e o Urubu de Alfaia. Se lembrarem de mais pragas, sugiram novas charges... Assim a gente mostra a esses fanáticos políticos e religiosos que Maçonaria não é conspiração para dominar nada nem ninguém. Somos livres e de bons costumes até para criticar quem está no topo da escada... @ João Ribeiro Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... |  Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam? Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... |  Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concor

Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia.

Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia. Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia. | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

LA REGULARIDAD MASÓNICA

LA REGULARIDAD MASÓNICA Reflexión. Mi concepto de la regularidad masónica no es exclusivista, ni derivado de determinados planteamientos histórico-administrativos, sino metodológicos : la regla es el “Rito” entendido como método de trabajo. La Tradición masónica se transmite en clave de símbolos enlazados ritualmente y no aislados. Hay que lograr percibir, desdoblar e interiorizar aquellos valores específicos de los símbolos que pueden hacer que la Masonería alcance su final idad esencial: la unión fraternal de personas que, de otra forma, no lograrían coincidir. Si aceptamos que “los dogmas son un fundamento o punto capital de todo sistema”, como explica el diccionario de la Real Academia, es evidente que los masones aceptamos también ciertos “principios”, sin los cuales la Masonería no existiría, como son la capacidad evolutiva del Hombre, su interés por el descubrimiento y conocimiento de las verdades y su búsqueda del Amor, en sus diversas acepciones. Todo ello res

Freemasonry - Photo - Freemasons | Masonry

Freemasonry - Photo - Freemasons | Masonry  NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo, Brasil | IMAGEM

 Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo, Brasil | IMAGEM | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO |@ Jacinto Alves

ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO O Grau 28º. Do REAA – Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto, é um Alto Grau dedicado ao Sol considerado o Astro-Rei do nosso sistema planetário e aqui lembramos o culto espiritualista do Faraó Akhenaton dedicado à estrela solar e que foi a primeira religião monoteísta da Humanidade e geradora das grandes religiões do Cristianismo, do Judaísmo e o do Islamismo. Este mesmo alto grau do REAA dá uma importância fundamental ao Sol como sendo a fonte de todas as energias que o nosso planeta recebe, dando origem à vida existente na Terra. Trata-se de um Grau Filosófico r epresentativo de todas as energias superiores existentes no nosso Sol e no Universo em geral! Jacinto Alves, Escritor e Ensaísta. ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

É por isso que há homens que no mundo vivem, E homens que vivem no mundo mortos. | Poema

Eles não são os mortos Não são os mortos que em doce calma A paz desfruta do seu túmulo frio, Mortos são os que têm morta a alma E eles vivem ainda. Não são os mortos, não, os que recebem Raios de luz em suas miudezas yertos, Os que morrem com honra são os vivos, Aqueles que vivem sem honra são os mortos. A vida não é a vida que vivemos, A vida na honra, é a lembrança. É por isso que há homens que no mundo vivem, E homens que vivem no mundo mortos. Gustavo Adolfo Bécquer É por isso que há homens que no mundo vivem, E homens que vivem no mundo mortos. |  Poema No son los muertos No son los muertos los que en dulce calma la paz disfrutan de su tumba fria, muertos son los que tienen muerta el alma y viven todavia. No son los muertos, no, los que reciben rayos de luz en sus despojos yertos, los que mueren con honra son los vivos, los que viven sin honra son los muertos. La vida no es la vida que vivimos, la vida en el honor, es e