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Desenvolva o potencial através dos testes | Vaierá (Bereshit 18-22) de Rav Yehuda Appel

Desenvolva o potencial através dos testes

Vaierá (Bereshit 18-22)
de Rav Yehuda Appel
Tradução Átila Drelich



Ensinamentos de vida selecionados da parashá semanal e das fontes de nossos sábios.


O czar russo Nicolau I, em seu ataque para destruir a vida judaica, exigiu que cada comunidade judaica fornecesse soldados para seu exército. Esses jovens, chamados cantonistas, eram normalmente recrutados aos 12 anos e serviam no exército russo por 25 anos. Eles não serviram no exército regular, mas em unidades separadas, sob o comando dos oficiais mais antissemitas. A esperança russa era que eles acabassem se convertendo na igreja russa. Finalmente, muitos desses jovens acabaram perdendo sua identidade judaica. Outros foram mortos e muitos cometeram suicídio para não serem batizados.

Durante esse período, muitos dos grandes rabinos da época se reuniram em São Petersburgo. A reunião foi realizada perto das festas de fim de ano e houve especulações sobre qual rabino receberia a honra de liderar os serviços de Rosh Hashaná. Pouco antes do início dos cultos, um grupo de cantonistas entrou na sinagoga e anunciou que um deles lideraria as orações. Vendo as expressões de perplexidade dos rabinos, um dos cantonistas levantou a camisa, expondo as costas. Sua pele era uma massa de cicatrizes, atestando os muitos golpes que ele havia sofrido para preservar sua fé judaica. Sem mais discussões, o cantonista recebeu a honra de liderar os serviços.

"De acordo com a dificuldade está a recompensa [divina]".

Em nenhum lugar a importância do sacrifício é tão evidente quanto na parashá desta semana: Vaierá. Na parashá, D'us ordena que Abraham ofereça seu único filho em um altar. Talvez na passagem mais emocionante de toda a Torá, D'us diga a Abraham: "Traga seu filho, seu único filho, a quem você ama" e amarre-o em um altar no Monte Moriá.

O Midrash descreve que a vida de Abraham foi uma série de desafios espirituais. Quando jovem, ele arriscou sua vida para lutar contra a idolatria. Então, seguindo o chamado de HaShem, ele deixou tudo para trás para ir para uma terra nova e estranha. Agora, ele foi convidado para o maior sacrifício: oferecer seu próprio filho. Este era o filho por quem Abraham e Sará (que não tiveram filhos anteriormente) oraram por décadas! Todos os seus sonhos, todos os seus ensinamentos, o legado que ele desejava transmitir à humanidade, tudo dependia daquele filho. E agora ele estava prestes a matá-lo.
Que Abraham, que passou décadas pregando contra a idolatria e o sacrifício humano, agora tinha que fazer esse sacrifício pagão, era a mais cruel das ironias. No entanto, a Torá nos diz que Abraham, sem hesitar, viajou com Yitzchak três dias para o Monte Moriá e o amarrou no altar. Abraham estava prestes a sacrificar seu filho ... quando um anjo interveio e parou o sacrifício.

A pergunta óbvia é: Por que D'us submeteu Abraham a esse teste? Ele é onisciente e ele já sabia que Abraham iria superá-lo!

Segundo muitos comentários, o objetivo deste teste era ajudar Abraham a alcançar um nível mais alto de lealdade a HaShem. Embora seja verdade que Abraham sempre teve esse potencial, não é o mesmo ter o potencial de fazer algo para fazê-lo. Através desse teste, Abraham percebeu seu potencial e cresceu enormemente.

O Abarbanel (rabino espanhol do século XV) tem uma interpretação diferente. Ele acredita que esse teste não foi tanto uma lição para Abraham, mas uma mensagem para o mundo inteiro. O Abarbanel ressalta que a palavra hebraica para prova, nisá, tem a mesma raiz que a palavra nes, que significa estandarte. O principal objetivo das ações de Abraão era mostrar às gerações seguintes até que ponto é possível sacrificar.

Esse ensinamento foi muito bem aprendido pelos descendentes espirituais de Abraham, tanto pelos cantonistas quanto por muitos outros, que fizeram grandes sacrifícios para cumprir a vontade de D'us.


Fonte: Aish Latino

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