Um pensamento livre ... | O Grão-Mestre do GOIF MP, Irmão Stefano Brasca
Um pensamento livre ...
Muitas vezes acontece a ler declarações feitas por Maçons publicadas na Internet. Particularmente interessantes são os dos Grão-Mestres, das várias Obediências, consolidadas no território de relevância. Todos nós, inclusive eu, exaltamos a regularidade da Ordem quando seguimos quais são os princípios básicos e os Marcos (Landmarks) relacionado à Tradição. Valores indiscutíveis e quase "cansativos" em sua repetição ... o objetivo é alcançar uma sociedade melhor em todos os seus componentes. Para seguir o curso evolutivo do homem e seu desenvolvimento, ele deve necessariamente se adaptar aos tempos, portanto, argumentar que a Maçonaria é progressiva é uma OBRIGAÇÃO.
Uma nova maneira de fazer e agir sem segredos, mas, sistema de implantação e pensamento. Isso implica o estudo aprofundado e cognitivo do que implica a evolução espiritual e material do Homem.
É uma escola da vida, de ser e representar o que a Maçonaria acredita, considerando-a justa e perfeita. Além disso, os valores e princípios que ditam podem ser alterados, a regra moral do ser?
Em nossos tempos, evoluir não significa mudar as regras do "modus existendi", mas seguir a evolução com bases sólidas que os princípios morais obrigam a transformar gradualmente em formas naturais, culturais ou espirituais mais avançadas, estimuladas pela busca contínua da satisfação de suas necessidades primária.
Este conceito permite supor quanto NÃO material deve existir nesta Universidade do Pensamento Livre (Maçonaria) e deixa espaço para os Valores mais reais e humanos que são: Liberdade e Igualdade, cujo vínculo é estreitado naquele maravilhoso Nó de Amor da Irmandade Universal... tão grande que não implica distâncias ou limites, mas é completado com Hermes Trismegistos:
O que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo, para realizar os milagres do Coisa Um (de uma coisa) ...
Verum sine mendacio, certum et verissimum.
Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius ad perpetranda miracola Rei Unius. Et sicut omnes res fuerunt Uno, meditatione Unius: sic omnes res natae fuerunt ab hac Una re adaptatione) ... frequentemente representado pelo círculo e pelo ponto em que, em sua representação universal, os pontos de partida e chegada são cancelados.
Definimos o "povo maçônico" como aqueles que orgulhosamente se consideram parte da Maçonaria Universal ... sem os limites impostos por uma visão distorcida de algumas Obediências que elogiam a regularidade, mas impõem fórmulas e rituais inadequados, muitas vezes ligados a fórmulas patriótico e revolucionário ... contradizendo-se em conceitos e aplicando fórmulas divergentes à Tradição. Os rituais conceberam "ad misuram" de acordo com suposições individuais que pretendem manipular a perfeição interior do sujeito maçom. Existem muitos rituais criados ad hoc, de acordo com linhas políticas adaptadas ao objetivo pelo qual o novo iniciado ignora o objetivo e os pressupostos. A ciência é confundida com o treinamento que reside nas origens e um método é imposto: “... Não acredite no que lhe é anunciado como Verdade Doutrinal apenas pela força carismática daqueles que o fazem; você deve acreditar nisso por um fato de religião, cultura, casta ou raça; nem por qualquer tributação, mesmo se manifestada de boa fé. Somente acredite se o que lhe é indicado encontra correspondência em sua alma e no julgamento saudável que habita em você. Somente assim você será um homem livre e capaz de promulgar, por sua vez, a verdade para os outros. ...” “Buddha” ...
O GOIF MP pratica o Rito Escocês Antigo e o Aceite, acreditando que ele está imbuído do caráter universal em que acreditamos, porque somente através dele, e a unificação do mesmo, é possível alcançar a unidade do ser e do pensamento: elementos essenciais da vida comum e Paz entre os povos. O Rito de Misraim e Memphis, que em breve será praticado no Oficinas do GOIF, conclui o treinamento individual.
A Maçonaria é transformada pela união e não pela divisão; colocando ordem no caos criado por individualistas e materialistas infiltrados, e frequentemente aceito de leve entre as Colunas do Conhecimento. Conhecer e, portanto, o conhecimento pertencem ao mundo em uma relação única de trocas culturais ... Portugal, França, Espanha … a Europa como um todo e, em particular, a Itália, guardiã com 70% do patrimônio cultural mundial, vinculada a Portugal por "consanguinidade", só pode cooperar para enfatizar a Virtude e construir um mundo melhor. Assim, as culturas são comparadas, contribuindo para o crescimento, unindo os Povos, obtendo respeito e colaboração, cujo único objetivo é: o bem e o progresso da Humanidade.
O GOIF MP olha para essas direções com otimismo e confiança, expandindo horizontes através das fronteiras.
O classismo gera antagonismo: eu evitaria falar sobre rituais, italianos, espanhóis, suíços, portugueses e assim por diante, porque cada país tem sua própria história ... eu falaria da Maçonaria ... simplesmente da Maçonaria. Obrigado ...
O Grão-Mestre do GOIF MP, Irmão Stefano Brasca
Um pensamento livre ... | O Grão-Mestre do GOIF MP, Irmão Stefano Brasca |
| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY |
|| www.myfraternity.org ||
Comentários