Allan Kardec foi Maçom?
A Maçonaria é uma Irmandade filosófica, filantrópica, iniciática, progressista e discreta. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, o humanismo, os princípios da Liberdade, Igualdade, Fraternidade, democracia e aperfeiçoamento intelectual.
Apesar do inicio da Maçonaria se perder no tempo, ela teve a denominação de especulativa, criada em 1717 e sua primeira constituição em 1723 pelo Irmão James Anderson para uso da Grande Loja de Londres. O Grande Oriente da França, diferentemente da inglesa, admite aqueles que não têm religião e mulheres.
A Maçonaria está acima da política e da religião. Em suas Lojas não se tratam desses assuntos, porém o objetivo é defender o homem da tirania e abusos de toda ordem e para isso, se imiscui nesse campo político independente de partidos. O resultado foi, ela ser direta ou indiretamente responsável por fatos históricos importantes da humanidade.
Vejamos:
Em 1766 o protesto dos colonos contra o domínio Inglês.
Guerra da independência onde 33 dos 74 comandantes eram Maçons.
Entre os 55 signatários da Declaração de Independência Nove eram Maçons, entre eles Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e o seu primeiro Presidente George Washington.
Dos 29 delegados que assinaram a constituição, 13 eram Maçons. 16 presidentes foram Maçons.
No Brasil a Maçonaria está diretamente responsável pela Independência do Brasil e na Proclamação da República e teve 12 presidentes Maçons.
Hoje existem aproximadamente seis milhões de Maçons no planeta e desses a metade estão nos Estados Unidos. No Brasil existem dezenas de potências Maçônicas, mas apenas as Grandes Lojas e o Grande Oriente do Brasil são reconhecidos pela Grande Loja Unida da Inglaterra.
O Grande Oriente da França foi fundado em 1728.
De 1800 até 1814 com apoio de Napoleão, os Maçons tiveram ativa participação no exército e funcionalismo público, bem como no segundo Império de 1851 até 1870 com Napoleão III, sobrinho. Allan Kardec viveu de 1804 até 1869 e foi contemporâneo dessa ótima fase da Maçonaria Francesa, mas a turbulência entre os impérios e reinados ocorridos nesses anos fez com que os Maçons franceses tomassem o cuidado com as informações escritas sobre suas reuniões e quando fosse preciso escondiam ou queimavam as suas atas e registros de Lojas.
É possível que exista algum documento na biblioteca Maçônica na França que prove que Allan Kardec em algum momento de sua vida foi Mestre Maçom.
Acompanhe as evidências: Em toda a obra de Allan Kardec, principalmente na parte inicial, introdutória e nas Revistas Espírita, há muitos termos do jargão maçônico e da Doutrina Maçônica, que qualquer Maçom as reconhece. Eu não poderia transcrevê-las aqui, mas posso demonstrar evidências concretas de sua ligação com a Maçonaria.
Trabalho de Edson Rocha
Allan Kardec |
| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY |
|| www.myfraternity.org ||
Comentários