Mensagens

A mostrar mensagens de Abril 7, 2019

Terminologias maçónicas extraídas do dicionário maçónico da Grande Loja Nacional Portuguesa

Imagem
Folha da Acácia – A Acácia é o símbolo do grau do Mestre Maçon. Todo o maçon conhece a acácia por se tratar de um símbolo forte na Maçonaria. A madeira da acácia é incorruptível e, por isso, simboliza a pureza da nossa Ordem Maçónica. A Acácia representa-nos a lenda e a imortalidade. - In, Dicionário dos Termos Maçónicos da GLNP
Loja – Lugar onde se reúnem os maçons, que estará preparada para os receber de acordo com o seu rito. Existem Obediências que lhe atribuem o nome de Oficina, em vez de Loja. A Loja é dirigida por um conjunto de irmãos mestres maçons, que se denominam de oficiais. No REAA esses irmãos têm os seguintes nomes: Venerável Mestre, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretário, Experto, Mestre de Cerimónias, Tesoureiro, Hospitaleiro, Guarda Interno. Por vezes, ainda ocupam outras funções, de acordo com as necessidades de cada Loja e de acordo com os seus Regulamentos Internos que se enquadram no Regulamento Geral da GLNP.
Loja Azul –  Loja simbólica – Trata-se de uma L…

O que é, afinal, a Maçonaria?

Imagem
O que é, afinal, a Maçonaria?
GLNP [Ipsis Verbis] - A Maçonaria encontra o seu fundamento essencial na fé, num Poder Supremo expresso sob o nome de Grande Arquitecto do Universo. Os seus princípios resumem-se nestas duas máximas: “Conhece-te a ti mesmo” e “ Ama o próximo como a ti mesmo”.
A Maçonaria é uma associação livre de pessoas independentes, os quais não dependem senão da sua consciência e se empenham em pôr em prática um ideal de paz, de amor, de fraternidade para todos.
Tem por fim o aperfeiçoamento moral da humanidade e por meio a propagação de uma verdadeira filantropia através do emprego dos usos e formas simbólicas.
Impõe a todos os seus membros o respeito pelas opiniões dos outros e interdita-lhes todas as discussões políticas e religiosas, a fim de constituir um centro permanente de união fraterna onde reina uma harmonia perfeita de pensamentos.
Os Maçons reúnem-se em locais especiais, denominados Lojas, a fim de aí trabalharem, ritualmente, com zelo e assiduidade, onde não…