Avançar para o conteúdo principal

Maçonaria - Entrevista a Álvaro Carva em 09.11.2009

ENTREVISTA COMPLETA DO M.´. R.´. GRÃO-MESTRE ÁLVARO CARVA AO JORNAL MEALHADA MODERNA.

MM (Mealhada Moderna) - Por que motivo decidiu dar este passo na divulgação da essência e trabalho da Grande Loja Nacional Portuguesa (GLNP)?

Álvaro Carva - Pareceu-me que abordar este tema ao vosso público seria permitir que se construa uma ideia correcta do que é a Maçonaria. E para nós é um processo habitual para desmistificar a Maçonaria..

MM - O que é a GLNP? Álvaro Carva – Uma organização legal, uma Estrutura Maçónica, com o fim de praticar a Maçonaria. Uma sociedade fraternal que procura melhorar os indivíduos que a compõem. Um postulado que procura e consegue uma sociedade mais humana e harmoniosa.

MM - A Maçonaria é secreta? Álvaro Carva – Torna-se secreta sempre que um Estado ditatorial e comunista utiliza a cultura fascizante e comunista, impedindo a liberdade, a Igualdade de Oportunidades e a Fraternidade entre os homens.

MM - Que relação encontra entre a Maçonaria e a Igreja? Álvaro Carva – A Maçonaria é uma sociedade iniciática, de base filosófica e de tolerância mútua que permite as mais frutuosas reflexões. A Igreja ensina cultos e sacramentos. Desenvolve dogmas.

MM - Qual a função e abrangência do segredo maçónico? Álvaro Carva – Esta questão é complexa. Na Maçonaria não revelamos o nome de qualquer Obreiro que considerámos como nosso Irmão.

MM - Mas há algum segredo na Maçonaria? Álvaro Carva – Claro. Temos o segredo de conteúdo administrativo e o conteúdo da sessão realizada. Pode comparar este segredo, ao segredo do médico, dos sacerdotes, dos advogados.

MM - Há o segredo dos ritos? Álvaro Carva – Sim. Temos o segredo dos ritos e o acesso a cada um deles, efectuados de forma progressiva e lenta. São vários os graus de evolução espiritual. E se tivermos em conta o segredo de filiação estes são de facto para nós, os segredos que queremos preservar. Evitaremos perseguições político-religiosas que a história secular demonstra. Nunca estamos livres que a política e a religião continuem a cometer erros num futuro próximo.

MM - Há mais algum segredo? Álvaro Carva - Quer mesmo saber esse segredo? Só fazendo-se maçon. Trata-se do segredo que cada um de nós vive e refina ao logo dos graus. O segredo que jamais qualquer homem vai conseguir desvendar.

MM - Quantas lojas tem a GLNP activas? Álvaro Carva – Temos 22 Lojas. Destas 22 Lojas existe uma Loja activa no Brasil, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Uma outra Loja com mais de 60 elementos que denominamos de IBERIA FRATERNITAS. E outras 20 Lojas que ao longo de uma década sofreram mutações. Destras 22 Lojas, seis Lojas saíram da Grande Loja Nacional Portuguesa e contribuíram para a formação da Grande Loja Unida de Portugal. Outras duas Lojas, a Respeitável Loja Santiago e a Respeitável Loja Estrela do Oriente “abateram colunas”. MM - O que é isso de “abateram colunas”? Álvaro Carva - Trata-se do Grão-Mestre efectuar um DECRETO para cancelar a actividade das Lojas.

MM - O que aconteceu depois às Lojas? Álvaro Carva - No momento actual a Respeitável Loja Santiago “levantou colunas” na zona do Minho. Um pouco mais acima. Quanto à Respeitável Loja Estrela do Oriente está em estudo o seu “levantamento de colunas”. Só podemos manter em actividade Lojas que cumpram os princípios, regras, usos e costumes maçónicos. Não foi o caso passado sobre estas duas situações que lhe abordei. E fantasias não se podem desenvolver na Ordem Maçónica.

MM - O que é uma loja, como funciona? Álvaro Carva – Trata-se de um local ritualmente preparado onde se reúnem os maçons. Devidamente organizados. Dirigida por Oficiais que são um exemplo no cumprimentos dos seus deveres para com os outros.

MM - Porquê a sua presença na Mealhada? Álvaro Carva- Temos alguns maçons da Mealhada. Não sabemos no momento presente se a Mealhada ou outra zona na Região Centro poderá ter mais uma nova Loja Maçónica. A Grande Loja Nacional Portuguesa já tem a sua envolvência na zona centro. Parece-lhe valer a penas fazermos algo na Mealhada? Estará a Mealhada interessada em associar-se a uma das mais prestigiantes organizações maçónicas? Para mim este desafio é mais relevante se fosse dirigido às pessoas.

MM - Há muitos maçons na região? Álvaro Carva - O suficiente para se constituir mais uma nova Loja.

MM - Falou-me da Grande Loja Unida de Portugal. Qual a diferença entre esta Grande Loja e a Grande Loja Nacional Portuguesa? Álvaro Carva - A Grande Loja Unida de Portugal é uma Obediência Independente, masculina, co-irmã da Grande Loja Nacional Portuguesa. A diferença está nos ritos adoptados. A GLUP pratica o Rito Francês. E logo que o entendam pode praticar o Rito Escocês Rectificado e o Rito Escocês da Escócia.

MM - E a Grande Loja Nacional Portuguesa? Álvaro Carva – Pratica, exclusivamente, o Rito Escocês Antigo e Aceite.

MM - Até o grau 33º? Álvaro Carva – Não. As Grandes Lojas praticam somente os três primeiros graus de qualquer rito. Do 4º ao 33º grau os maçons da Grande Loja Nacional Portuguesa podem fazer a sua evolução espiritual no Supremo Conselho de Portugal do Rito Escocês Antigo e Aceite.

MM - Quem constituiu esse Supremo Conselho de Portugal do Rito Escocês Antigo e Aceite? Álvaro Carva - O Supremo Conselho de Portugal do Rito Escocês Antigo e Aceite foi constituído e consagrado pelo Supremo Conselho de França que foi o primeiro Supremo Conselho do Mundo criado na Europa em 1804. Como vê no nosso grupo encontra as raízes da Maçonaria. A Tradição. Uma escola de valores que é secular.

MM - Como vêem as religiões o papel da Maçonaria? Álvaro Carva – A Maçonaria é admirada e admitida por muitas das religiões cristãs, ortodoxas, protestantes e anglicanas. Padres e prelados de todas as religiões, desde o mais ilustre ao mais discreto são iniciados na Maçonaria. No passado existiam Lojas só de padres católicos. Seria este vasto número de homens maus crentes? MM - O que concluiu do último Congresso realizado na Zona Centro? Álvaro Carva Foram dois dias consecutivos, esforçados ao nível das lideranças maçónicas. Foram momentos de grande reflexão, discussão, aprofundamento de ideias, metas e objectivos. Foi fantástico. Agora vamos trabalhar.

MM - O que aspira o Grão-Mestre Álvaro Carva? Álvaro Carva – Eu aspiro a ser maçon. (sorriso). Mas a Maçonaria aspira ascender a uma fase de guia da civilização. Lembro-lhe que ascendemos a Ordem quando se confiava em deuses e o terrível e fecundo caos. Ascendemos a uma Ordem universalista, quando nos quiseram impor a queda do homem e de culturas. A Morte e a transfiguração é uma figuração essencial na ascese maçónica, que tende o indivíduo para o aperfeiçoamento moral e espiritual. Todos somos imperfeitos. Mas é essencial que a Maçonaria Regular e Tradicional de Portugal que representamos transmita esta ascese e que, cada um de nós, tenha o dever de o conservar e de a transmitir. A Ordem Maçónica está para além do tempo e das paixões.
(entrevista completa na ed. impressa de 4 Nov. 2009)



| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JUSTICIA MASÓNICA… | @ Amando Hurtado

JUSTICIA MASÓNICA… Nuestro ascenso iniciático hacia lo desconocido se realiza dentro de y a través de la Naturaleza de nuestro universo, cuyas leyes y fenómenos nos van revelando el camino hacia el deseado descubrimiento y comprensión de un superior Trazado o Ley universal, que contiene la esencia del Principio creador. Los símbolos que nos ha legado la Masonería tradicional, tomados prioritariamente del oficio de unos constructores ennoblecidos por su trabajo, conjugan la capacidad de reflexión y meditación con la capacidad de iniciativa y de acción humanas, proporcionando a los masones un medio ideal para ir más allá de lo evidente, en su camino hacia una frontera que llamamos "perfección", conscientes de la limitación que corresponde a nuestra naturaleza. Hoy nos encontramos frente al imperativo moral de preparar al hombre del siglo XXI para ayudarle a sortear los riesgos que representan tanto la indiferencia social como los fundamentalismos. Pero para prosegu

«UM MAÇON NO INFERNO», por José Carlos Albuquerque

UM MAÇOM NO INFERNO Certa vez, numa Sessão Maçônica, um Aprendiz perguntou a um dos decanos da Loja: ___ "Mestre, porque existem Irmãos que saem facilmente dos problemas mais complicados. enquanto outros sofrem por problemas muito pequenos e morrem afogados num copo d'água ?" O sábio Mestre, que recebeu a pergunta, sorriu, coçou o queixo e contou uma estória: ___ "Um Maçom, que viveu toda sua vida fiel aos preceitos da Maçonaria e aos ditames do Grande Arquiteto do Universo, passou para o Oriente Eterno. Todos os Irmãos da sua Loja disseram que ele iria para o Céu. Tinha sido um Irmão exemplar, bondoso, caridoso, solícito, estudioso, cumpridor dos seus deveres, certamente só poderia ir para o Céu e ficar ao lado do Grande Arquiteto do Universo. Entretanto, quando da sua chegada ao Céu, houve um erro..... O Anjo Irmão, da secretaria que o recebeu, examinou as pranchas de registro Maçônico e não encontrou o nome dele na lista de Obreiros. Orientou, ent

Pragas Maçônicas: - Falta de coragem moral e egoísmo, assim são as pragas maçónicas

A última das pragas desta primeira parte é certamente a mais daninha, mais decepcionante. A priori pode parecer que não. Mas por sua indiferença, falta de coragem moral e egoísmo são tão culpados quanto as outras pragas pelo que de ruim acontece. "Eu não vim para a Maçonaria para me aborrecer", dizem eles. Olham para o outro lado, fingindo não ver injustiças e ingratidões. Botam a culpa nas sindicâncias, nos padrinhos ou nos outros, nunca neles mesmos... Só têm uma única virtude: servem para contrastar com aqueles que encarnam os verdadeiros princípios de nossa Ordem: Irmandade, Amparo e Verdade. Pragas Maçônicas: - Falta de coragem moral e egoísmo, assim são as pragas maçónicas | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... | Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam?

Bem, antes de descansar, vou apresentar a vocês uma nova série. Como Maçonaria para mim é alegria, em nome da tal Tolerância tão afamada, muita vezes a gente convive com Irmãos que não são tão Irmãos assim, sabem como é. Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam? Bem, aqui vai a primeira, Ratazana de Malhete. Tenho mais duas prontas, o Avestruz de Avental e o Urubu de Alfaia. Se lembrarem de mais pragas, sugiram novas charges... Assim a gente mostra a esses fanáticos políticos e religiosos que Maçonaria não é conspiração para dominar nada nem ninguém. Somos livres e de bons costumes até para criticar quem está no topo da escada... @ João Ribeiro Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... |  Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam? Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... |  Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concor

Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia.

Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia. Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia. | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

LA REGULARIDAD MASÓNICA

LA REGULARIDAD MASÓNICA Reflexión. Mi concepto de la regularidad masónica no es exclusivista, ni derivado de determinados planteamientos histórico-administrativos, sino metodológicos : la regla es el “Rito” entendido como método de trabajo. La Tradición masónica se transmite en clave de símbolos enlazados ritualmente y no aislados. Hay que lograr percibir, desdoblar e interiorizar aquellos valores específicos de los símbolos que pueden hacer que la Masonería alcance su final idad esencial: la unión fraternal de personas que, de otra forma, no lograrían coincidir. Si aceptamos que “los dogmas son un fundamento o punto capital de todo sistema”, como explica el diccionario de la Real Academia, es evidente que los masones aceptamos también ciertos “principios”, sin los cuales la Masonería no existiría, como son la capacidad evolutiva del Hombre, su interés por el descubrimiento y conocimiento de las verdades y su búsqueda del Amor, en sus diversas acepciones. Todo ello res

Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo, Brasil | IMAGEM

 Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo, Brasil | IMAGEM | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO |@ Jacinto Alves

ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO O Grau 28º. Do REAA – Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto, é um Alto Grau dedicado ao Sol considerado o Astro-Rei do nosso sistema planetário e aqui lembramos o culto espiritualista do Faraó Akhenaton dedicado à estrela solar e que foi a primeira religião monoteísta da Humanidade e geradora das grandes religiões do Cristianismo, do Judaísmo e o do Islamismo. Este mesmo alto grau do REAA dá uma importância fundamental ao Sol como sendo a fonte de todas as energias que o nosso planeta recebe, dando origem à vida existente na Terra. Trata-se de um Grau Filosófico r epresentativo de todas as energias superiores existentes no nosso Sol e no Universo em geral! Jacinto Alves, Escritor e Ensaísta. ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Freemasonry - Photo - Freemasons | Masonry

Freemasonry - Photo - Freemasons | Masonry  NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Um momento de incrível sobrevivência durante a II Guerra Mundial!

Um momento de incrível sobrevivência durante a II Guerra Mundial! 🙏 #Sobrevivência #IIIReich Testemunhe este episódio emocionante em que a pistola do III Reich falhou. Uma história que nos recorda a resiliência humana e a tragédia que vivemos. | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org || #Sobrevivência #IIguerraMundial #HistóriaReal #Resiliência #IIIReich #IncrívelHistória #Milagre #Coragem