Avançar para o conteúdo principal

Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal - Grande Loja Nacional Portuguesa | A História, por José Francisco Alves, 2009

Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal - Grande Loja Nacional Portuguesa | A História contada em breves palavras


Autor: José Francisco Alves, 2009

AS DIVISÕES MAÇÓNICAS AO LONGO DOS SÉCULOS

Um pouco por toda a Europa, ao longo dos séculos XVII e XVIII, a relação entre a nobreza e a maçonaria sofreu uma evolução geralmente coincidente e na aparência contraditórias. Se, por um lado, se declinam as forças maçónicas directamente organizadas e coordenadas por nobres, noutros locais diminuem ou desaparecem os maçons operativos, tal como se vai quebrando a relação da nobreza com o exército senhorial. Quebra-se a construção de mosteiros e igrejas, tal como se quebram o monopólio das funções militares.

O problema da escassa formação maçónica específica dos comandos e maçons constituídos sempre persistiu na Europa.

De forma sumária essa recomposição ficará aqui espelhada:

Estamos em 1821. Nesta data existia em Lisboa, o Grande Oriente Lisbonense que teve como Grão-Mestre o Conde Cunha. Nesta época, existiu ainda um Grande Oriente do Porto. No entanto, a Constituição de 1821 foi abolida, após o triunfo do Liberalismo.

A revolução de Setembro de 1836 desorganiza a Maçonaria. Todas as Obediências maçónicas existentes sofrem roturas e ficam acéfalas. As lojas abatem colunas. Não há continuidade maçónica.
Só a partir de 1838 se promove a reorganização maçónica.

Em 1890-1891 há uma corrente radical que resulta na derrota do Partido Republicano Português.

Fuschini em 1892 informa de que o Partido está reduzido a “grupos regionais” e a “núcleos independentes”, envolvendo-se em combates uns com os outros. A imprensa republicana não tinha unidade. O Século passou a dar voz a José Dias Ferreira ( I Grão-Mestre da Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal (1882)) e outros jornalistas republicanos atacam-no.

Em Agosto de 1891, no seu livro que aborda o 31 de Janeiro, Homem Cristo, classificava o Partido Republicano como um saco de “lorpas”, alucinados e especuladores. A política estava ao rubro. O Partido Republicano tentava representar um determinado sector político. Procuravam catalogar-se uns aos outros. Havia os “catões”, por analogia clássica com a antiga personagem do Senado romano, Catão, o Censor. Nem todos estavam no Partido Republicano. O Grão-Mestre José Dias Ferreira era considerado “Catão”, bem como o Augusto Fuschini, o progressista Eduardo de Abreu ou Manuel de Arriaga, o representante do Partido Republicano.    


***                     

GRANDE LOJA DE PORTUGAL é o nome dado pelos maçons e profanos à Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal.  Que é recriada em 1996, após uma grave cisão de maçonaria Regular em Portugal. Mais tarde, Lojas e Maçons resolvem solicitar uma Associação profana e passam a chamar-se Grande Loja Nacional Portuguesa. Na verdade, são a Grande Loja Nacional Portuguesa. Em memória de um passado triste, recordam esse passado para que as memórias não se percam.

***

A HISTÓRIA: - A Grande Loja de Portugal era uma Obediência maçónica portuguesa, constituída em Portugal em 1882. Nos seus primeiros anos também foi conhecida como GRANDE LOJA ANTIGOS MAÇONS LIVRES E ACEITES de PORTUGAL. 

A Grande Loja teve a sua primeira sede em Lisboa, no Largo do Poço do Borratém, nº 33, 1º. Editou o Boletim Official, bem como o Jornal O Malhete. A sua primeira Constituição foi datada de 07 de Setembro de 1882. Mas os estudiosos não devem confundir esta Obediência da maçonaria tradicional, com uma Obediência com o mesmo nome, efémera, que foi constituída em Lisboa, em 1893 ou 1894, que teve a sua sede na Rua 24 de Julho, n. 536.

Foi eleito como seu I Grão-Mestre o  José Dias Ferreira.

Maugrado a vida política, conseguiu manter o espírito da sua estrutura e a unidade da maçonaria de tradição durante alguns anos.

Todavia a vida política, social e maçónica faziam tremer a vida da Grande Loja. Em França, o sistema bancário leonês entrou em crise, arrastando consigo uma série de falências. A crise económica que levou a um rápido incremento das políticas de grandes obras públicas, levou a Grã-Bretanha a um período de depressão até 1886-1887.

***

No final da década de 1950 o regime deixa de correr de feição. Em 1957 a ONU faz vagas condenações da política colonial portuguesa. Em 1958 há uma grande movimentação popular a favor do General Humberto Delgado, acompanhada pela oposição e o exílio do bispo do Porto. Em 1959 a “conspiração da Sé”, uma primeira revolta de militares. O regime deixa de ser o “Estado Novo “, e rapidamente, transforma-se num “Estado Velho”. Constata-se que quanto mais a oposição se manifesta, mais o regime se crispa e endurece. A Maçonaria volta a não sobreviver neste ambiente hostil. 

A Guerra Colonial, que o governo não a legitima a não ser como uma “acção de policiamento”. O regime controla, cada vez mais, todos os movimentos, para além da nitidez da própria imagem em geral e do cinema em particular. A censura admite afloramentos condicionados. Mas em situação alguma a Maçonaria se reúne e se movimenta.

Os mal-amados libertam-se da ditadura, a mais penosa que os 50 anos do fascismo trazem ao século XX a Portugal. Muitos destes mal-amados estiveram na rua, a 25 de Abril de 1974.


Na final da  década de 90 (1996).

Por razões históricas, económicas, políticas e maçónicas as organizações portuguesas são uma espécie de tabu razoavelmente carregado de segredos. Às vezes é por todos estes factos, simultaneamente, que ocorrem os movimentos maçónicos. Os sinais são claros. Pelas divisões e pela imaginação se procura retratar o país e a própria maçonaria. Foi seguramente por estas razões que as divisões maçónicas se fazem. As “guerras” entre maçons servem as batalhas, das vitórias às derrotas, mas tratando-se sempre, no fundo, da mesma guerra, dos mesmos Obreiros, da mesma angústia, da mesma perda, do mesmo regresso, da mesma história, do mesmo país, do mesmo destino.

Em 1996 há uma forte cisão na Maçonaria Regular. Desenvolvem-se "três grupos", ficando assim estruturados: um "grupo" fica afecto ao Past Grão-Mestre Fernando Teixeira e projectam-se na Grande Loja Regular de Portugal. Outro "grupo" de Lojas e maçons recriam a Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal. Outro "grupo" ainda constituíu a Grande Loja Legal de Portugal| GLRP.


Em 1999 o cinema português apresenta-nos o filme “Inferno”, de Joaquim Oliveira. Em 2000 é apresentado em Portugal o filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros. São filmes realizados em Portugal, mas sem a mesma cinematografia. 

No ano 2000 a R.'.L.'. Luz do Norte e todos os seus Irmãos deixam a Grande Loja Regular de Portugal e juntam-se à Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal. Por força desta adesão deu-se a constituição formal e maçónica da Grande Loja Nacional Portuguesa. O seu acto jurídico ocorreu a 9 de março de 2000. 


No ano de 2009 um conjunto de maçons e Lojas abandonam oficialmente a Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal - Grande Loja Nacional Portuguesa e vão constituir a Grande Loja Unida de Portugal - Grande Loja Nacional Portuguesa. Não é uma cisão imposta, mas acolhida por todos os maçons numa ampla e grande Assembleia Geral, que debateu o tema de forma profunda e empenhada. Esta separação previa a separação para uma melhor coordenação dos ritos aprovados e em vigor. 

A Grande Loja Antigos Livres Aceites Maçons Portugal (1882-1996) dedicava-se ao Rito Escocês Antigo e Aceite e a Grande Loja Unida de Portugal (2009) dedicava-se ao Rito Francês, Rito Escocês Rectificado e Rito Escocês (Escócia).



Um velho cartão de visita


| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JUSTICIA MASÓNICA… | @ Amando Hurtado

JUSTICIA MASÓNICA… Nuestro ascenso iniciático hacia lo desconocido se realiza dentro de y a través de la Naturaleza de nuestro universo, cuyas leyes y fenómenos nos van revelando el camino hacia el deseado descubrimiento y comprensión de un superior Trazado o Ley universal, que contiene la esencia del Principio creador. Los símbolos que nos ha legado la Masonería tradicional, tomados prioritariamente del oficio de unos constructores ennoblecidos por su trabajo, conjugan la capacidad de reflexión y meditación con la capacidad de iniciativa y de acción humanas, proporcionando a los masones un medio ideal para ir más allá de lo evidente, en su camino hacia una frontera que llamamos "perfección", conscientes de la limitación que corresponde a nuestra naturaleza. Hoy nos encontramos frente al imperativo moral de preparar al hombre del siglo XXI para ayudarle a sortear los riesgos que representan tanto la indiferencia social como los fundamentalismos. Pero para prosegu

«UM MAÇON NO INFERNO», por José Carlos Albuquerque

UM MAÇOM NO INFERNO Certa vez, numa Sessão Maçônica, um Aprendiz perguntou a um dos decanos da Loja: ___ "Mestre, porque existem Irmãos que saem facilmente dos problemas mais complicados. enquanto outros sofrem por problemas muito pequenos e morrem afogados num copo d'água ?" O sábio Mestre, que recebeu a pergunta, sorriu, coçou o queixo e contou uma estória: ___ "Um Maçom, que viveu toda sua vida fiel aos preceitos da Maçonaria e aos ditames do Grande Arquiteto do Universo, passou para o Oriente Eterno. Todos os Irmãos da sua Loja disseram que ele iria para o Céu. Tinha sido um Irmão exemplar, bondoso, caridoso, solícito, estudioso, cumpridor dos seus deveres, certamente só poderia ir para o Céu e ficar ao lado do Grande Arquiteto do Universo. Entretanto, quando da sua chegada ao Céu, houve um erro..... O Anjo Irmão, da secretaria que o recebeu, examinou as pranchas de registro Maçônico e não encontrou o nome dele na lista de Obreiros. Orientou, ent

Pragas Maçônicas: - Falta de coragem moral e egoísmo, assim são as pragas maçónicas

A última das pragas desta primeira parte é certamente a mais daninha, mais decepcionante. A priori pode parecer que não. Mas por sua indiferença, falta de coragem moral e egoísmo são tão culpados quanto as outras pragas pelo que de ruim acontece. "Eu não vim para a Maçonaria para me aborrecer", dizem eles. Olham para o outro lado, fingindo não ver injustiças e ingratidões. Botam a culpa nas sindicâncias, nos padrinhos ou nos outros, nunca neles mesmos... Só têm uma única virtude: servem para contrastar com aqueles que encarnam os verdadeiros princípios de nossa Ordem: Irmandade, Amparo e Verdade. Pragas Maçônicas: - Falta de coragem moral e egoísmo, assim são as pragas maçónicas | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... | Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam?

Bem, antes de descansar, vou apresentar a vocês uma nova série. Como Maçonaria para mim é alegria, em nome da tal Tolerância tão afamada, muita vezes a gente convive com Irmãos que não são tão Irmãos assim, sabem como é. Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam? Bem, aqui vai a primeira, Ratazana de Malhete. Tenho mais duas prontas, o Avestruz de Avental e o Urubu de Alfaia. Se lembrarem de mais pragas, sugiram novas charges... Assim a gente mostra a esses fanáticos políticos e religiosos que Maçonaria não é conspiração para dominar nada nem ninguém. Somos livres e de bons costumes até para criticar quem está no topo da escada... @ João Ribeiro Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... |  Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concordam? Pragas Maçônicas | Ratazana de Malhete | Há irmãos que não são assim tão irmãos... |  Mas nada impede de nos divertirmos às custas deles, concor

Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia.

Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia. Interesting to observe that the lady masons who are grand officers still wear gauntlets as part of their regalia. | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

LA REGULARIDAD MASÓNICA

LA REGULARIDAD MASÓNICA Reflexión. Mi concepto de la regularidad masónica no es exclusivista, ni derivado de determinados planteamientos histórico-administrativos, sino metodológicos : la regla es el “Rito” entendido como método de trabajo. La Tradición masónica se transmite en clave de símbolos enlazados ritualmente y no aislados. Hay que lograr percibir, desdoblar e interiorizar aquellos valores específicos de los símbolos que pueden hacer que la Masonería alcance su final idad esencial: la unión fraternal de personas que, de otra forma, no lograrían coincidir. Si aceptamos que “los dogmas son un fundamento o punto capital de todo sistema”, como explica el diccionario de la Real Academia, es evidente que los masones aceptamos también ciertos “principios”, sin los cuales la Masonería no existiría, como son la capacidad evolutiva del Hombre, su interés por el descubrimiento y conocimiento de las verdades y su búsqueda del Amor, en sus diversas acepciones. Todo ello res

Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo, Brasil | IMAGEM

 Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo, Brasil | IMAGEM | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO |@ Jacinto Alves

ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO O Grau 28º. Do REAA – Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto, é um Alto Grau dedicado ao Sol considerado o Astro-Rei do nosso sistema planetário e aqui lembramos o culto espiritualista do Faraó Akhenaton dedicado à estrela solar e que foi a primeira religião monoteísta da Humanidade e geradora das grandes religiões do Cristianismo, do Judaísmo e o do Islamismo. Este mesmo alto grau do REAA dá uma importância fundamental ao Sol como sendo a fonte de todas as energias que o nosso planeta recebe, dando origem à vida existente na Terra. Trata-se de um Grau Filosófico r epresentativo de todas as energias superiores existentes no nosso Sol e no Universo em geral! Jacinto Alves, Escritor e Ensaísta. ALTO GRAU 28º. – CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO DO REAA. - RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||

Um momento de incrível sobrevivência durante a II Guerra Mundial!

Um momento de incrível sobrevivência durante a II Guerra Mundial! 🙏 #Sobrevivência #IIIReich Testemunhe este episódio emocionante em que a pistola do III Reich falhou. Uma história que nos recorda a resiliência humana e a tragédia que vivemos. | NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org || #Sobrevivência #IIguerraMundial #HistóriaReal #Resiliência #IIIReich #IncrívelHistória #Milagre #Coragem

Freemasonry - Photo - Freemasons | Masonry

Freemasonry - Photo - Freemasons | Masonry  NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY | || www.myfraternity.org ||