Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro 18, 2018

Associação de Cultura e Património Maçónico da Região Centro de França realiza um encontro memorável

Imagem
No dia 17 ocorreu um encontro entre três personalidades maçónicas e a quem foi concedido sete minutos a cada um para que respondessem a cada pergunta. Este encontro foi organizado pela Associação de Cultura e Património Maçónico da Região Centro de França.
Falou-se de que a Maçonaria não é uma associação secreta, da adesão à mesma da aristocracia do século XVIII, que levou à desconfiança do monarca e do clero. Abordou-se ainda os ritos, as cerimónias, a descrição, o governo de Vichy, os iniciados, os graus, crentes e não crentes, as vantagens e as fraquezas da Maçonaria em Inglaterra e nos Estados Unidos. Um encontro memorável.


Alain-Georges Emonet, o "moderador" mostra os dois autores: Philippe Benhamou (Grande Loja de França), Laurent Kupferman (Grande Oriente de França) e Viviane Bensoussan (advogada, Grande Loja Feminina de França), bem como a "ampulheta" que vai pontuar o tempo para as respostas que eles irão trazer ao público.
| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA …

Freemasonry and the public sphere in the UK

Imagem
"A Maçonaria uma vez mais atingiu as manchetes do Reino Unido na véspera do Ano Novo de 2017, revelando a natureza ..."



Esta primeira observação é feita por Andreas Önnerfors. É professor associado da História das Ciências e das Ideias da Universidade de Gotemburgo. *
Até que ponto a adesão a uma loja maçónica pode ser considerada incompatível com o exercício de um cargo público? Ou as percepções das incompatibilidade são um sinal de confiança social e mútua quebrada no tempo de uma crise política?
Estas questões também são preocupações que Andreas Önnerfors levantou.
Propomos a leitura do seu texto na versão original e em inglês. 
Freemasonry once again hit the headlines of UK media on New Year’s Eve 2017, revealing the contentious nature of the place of secrecy in public life. Just having concluded the celebration of its tercentenary anniversary year, the United Grand Lodge of England found itself at the center of a new (and simultaneously very old) controversy (in fact dat…