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Mensagens

Formação dos Supremos Conselhos | Supremo Conselho de Portugal (2004)

Em 1801, em circunstâncias que os historiadores não esclareceram, criou-se em Charleston, Carolina do Sul, o primeiro Supremo Conselho de Soberanos Grandes Inspectores Geral do trigésimo terceiro e último grau do Rito Escocês Antigo e Aceite. Este acontecimento foi dado a conhecer por uma simples circular datada de 04 de Dezembro de 1802. Anunciava-se a criação do Supremo Conselho, com base nas Grandes Constituições, chamadas de Berlim, ratificadas em 1786 por sua Majestade o rei da Prússia. O seu primeiro presidente, ou Grande Comendador foi John Mitchel, figurando como co-fundadores o conde Grasse-Tilly – e que fundou pouco tempo depois o Supremo Conselho de França (1804) – e Noël Delahogue, de entre outros. O conde Grasse-Tilly foi o Presidente e Grande Comendador do Supremo Conselho de França e membro do Supremo Conselho dos Estados Unidos desde 1802. Supremo Conselho de Portugal (2004) no Supremo Conselho de França (1804) Em 2004 o Supremo Conselho de França (1

A Maçonaria de Perfeição | Graus provenientes de França

À excepção do grau eminentemente cavalheiresco de Sublime Príncipe do Real Segredo, que coroava o edifício, esta fundação utilizava os graus procedentes de França. Manuscrito de Henry Francken Foi Henry Andrew Francken, Deputado e Grande Inspector de Etienne Morin na América do Norte, que fez uma transcrição dos rituais da Maçonaria de Perfeição que constituem hoje uma preciosa referência para a prática do Rito Escocês Antigo e Aceite . A Maçonaria de Perfeição estava assim dirigida por um Soberano Grande Consistório criado em virtude das Constituições e Estatutos de 1762, chamados de Bordéus, que haviam sido elaborados segundo o patrocínio de Frederico II, rei da Prússia.  Há dúvidas na qualidade histórica deste documento, mas para a história do Rito ele existe. Apesar de haver um conjunto de elementos que permitem sustentar a autenticidade deste documento. Procurava-se assim, estabelecer um documento fundador a fim de restabelecer a Antiga Maçonaria

Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal

Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal   Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os-Montes e Paris, Portugal Imagens Históricas da Maçonaria Portuguesa | Grande Loja Nacional Portuguesa | Algarve, Trás-os

Princípios e Orientações do Supremo Conselho de Portugal ( textos em francês)

Avertissement Imagem Museológica escolhida pelo canal. Não representa o SCdP Vous venez d’accéder au site du Suprême Conseil de Portugal (2004) qui est  le gardien et le conservateur du Rite Écossais Ancien et Accepté en Portugal.   À ce titre il veille à ce que les accès aux différents secrets de la Franc-maçonnerie se fassent selon les formes traditionnelles. Certes les secrets de la maçonnerie sont souvent divulgués, mais le contexte rituel dans lequel ils sont transmis, l’ordre dans lequel ils sont communiqués avec des paliers entre les degrés, la vérification que l’enseignement de chacun de ceux-ci soit assimilé avant de conférer le suivant, caractérisent  la démarche initiatique du Rite Écossais Ancien et Accepté. L’enseignement maçonnique est délivré dans des Loges, par la pratique de rituels variant selon les degrés et les Rites. En Portugal, quatre Rites principaux sont pratiqués au sein des différentes obédiences. La Grande Loja Nacional Portuguesa

Terminologias maçónicas extraídas do Dicionário da GLNP publicado em 2004

Grão-Mestre – É o responsável espiritual da Obediência simbólica. Em Obediências várias, tal como na GLNP, não se ocupa nem das funções administrativas, nem financeiras. As primeiras são assumidas pelo Secretariado Permanente, tal como a segunda. No entanto, o Grande Tesoureiro na GLNP é eleito e é o responsável fiscalizador dessa área de actividade. O Grão-Mestre, sendo um ser humano, está sujeito à sua permanente evolução, tudo fazendo para cumprir com os fins que se lhe propõem e que é a satisfação espiritual dos maçons da Obediência. Representa Salomão. Como existe uma separação de poderes entre a Grande Loja e o Supremo Conselho, cabe ao Soberano Grande Comendador do REAA assumir o encargo de responsável espiritual na Potência maçónica (do 4º ao 33º grau). - In, Dicionário dos Termos Maçónicos da GLNP GADU – Grande Arquitecto do Universo – Conceito que permite várias interpretações. Na Maçonaria Tradicional e Regular que a GLNP representa, tal como ele foi definido na