Mensagens

A mostrar mensagens de Junho 16, 2009

Rito Escocês Antigo e Aceite. O que é?

Imagem
O Rito Escocês Antigo e Aceite é o sistema ou o método mais usado como trabalho-estudo maçónico no Mundo.
A criação de um Supremo Conselho carece de continuidade e como prova da mesma foi constituído o segundo Supremo Conselho do Mundo – primeiro Supremo Conselho na Europa – denominado por Supremo Conselho de França (1804), que criou o Supremo Conselho de Portugal do Rito Escocês Antigo e Aceite em 4 de Setembro de 2004, na Quinta da Regaleira (Sintra) e que tem um Tratado de Reconhecimento com a Grande Loja Nacional Portuguesa, recebendo assim, até ao momento, em regime de exclusividade, Mestres Maçons provenientes desta Obediência. 
Mas não é obrigatório este modelo e o Supremo Conselho pode admitir Mestres Maçons de outras Obediências, desde que lhes reconheça nos três primeiros graus metodologias e práticas da Maçonaria Regular e Tradicional ou ensinamentos da Tradição iniciática universal.
NOTA ADICIONAL: O Supremo Conselho de Portugal estabeleceu em 2009 um novo Tratado, reconhecen…

A Grande Loja da Rússia esteve presente em Portugal | Histórias e Memórias

Imagem
Queremos agradecer aos leitores os imensos textos que nos apresentam e que ajudam a promover a história maçónica Portuguesa.
Esta notícia mais abaixo é provavelmente de 2009. Não conseguimos como é nosso desejo garantir o ano da sua emissão. Mas o seu conteúdo é autêntico como notícia para a História e Memória da Maçonaria Portuguesa.



Comunicado da Grande Loja Nacional Portuguesa    11:50:00        A Informamos de que foi realizado...






Mais um Tratado de Amizade e Reconhecimento com a Grande Loja da Rússia. Que irá ocorrer neste fim-de-semana em Lisboa. Mais um Tratado com a chancela da Maçonaria regular (insular) e regular (continental ou tradicional).
Para além da recepção em Portugal do X reunião internacional do Comité da Confederação das Grandes Lojas Unidas na Europa. 
Estiveram também presentes um conjunto de Grandes Lojas regulares e Tradicionais presentes e representantes de vários locais do nosso Globo.
Apoiamos Portugal e os portugueses no estrangeiro.
Apoiamos os maçons nacionai…