Mensagens

A mostrar mensagens de Junho 16, 2017

1717 – Formation and Foundation: John Hamill on 300 years of Freemasonry

Imagem
QUARTERLY COMMUNICATION
14 JUNE 2017 
AN ADDRESS BY VW BRO JOHN HAMILL, PGSWDB, DEPUTY GRAND CHANCELLOR
MW Pro Grand Master and brethren, at a dinner party last year the conversation turned to the idea of time travel and, were it to become possible, which period we would like to go back to. I said that, for something I was involved in professionally, I would like to go back to a specific day and location in London to meet and ask questions of a particular group of people and that I would like to bring some of them to our time to see what they had given birth to on that day.
It will not surprise you to learn that the da

A Bíblia no Supremo Conselho de Portugal (2004) (www.scdp.net)

Imagem
A Bíblia na Maçonaria Regular e Tradicional. Uma posição idêntica à do Supremo Conselho de Portugal (www.scdp.net)


A Bíblia não pode ser substituída por um livro em branco, ou até pelo livro da Constituição, como se faz noutros ritos.
Um livro em branco não é senão o arquétipo carente de sentido.
A Maçonaria concilia as religiões dogmáticas e as religiões que não reconhecem a existência de um Deus criador ou de um demiurgo. Daí a sua capacidade para “reunir o que está disperso”, definição lapidar do universalismo do Rito Escocês Antigo e Aceite que permite ascender do incognoscível ao cognoscível, de vincular o visível e o invisível, de propor uma união do humano com o divino.
Certos ritos, que confundem religião e sentimento religioso, não nos mostram este símbolo. O Rito Escocês Antigo e Aceite não é o substitutivo de uma religião, pela bela razão de que não nos entrega uma verdade revelada e de que não vamos à Loja para adorar nela o Eterno.

Trabalhar em sua glória e praticar a evocaçã…